Samsung:: Concurso para desenvolvedores de aplicativos para smart TVs

A Samsung lançou um concurso voltado a desenvolvedores de aplicativos para a linha de televisores 
com conexão à Internet. Segundo a fabricante, esta é uma iniciativa para incentivar o desenvolvimento 
local de conteúdos. Os interessados têm até o dia 8 de setembro para inscrever suas projetos no 
hotsite da campanha (www.samsung.com.br/concursosmarttvapps). Vídeos informativos sobre o SDK, 
software de programação necessário para a criação do aplicativo, estarão disponíveis online 
para os participantes durante toda a duração do concurso. Todos os aplicativos serão avaliados 
por um juri especializado e a seleção levará em conta: o nível de criatividade, inovação, eficiência e 
aplicação. A premiação dos três primeiros colocados acontecerá em outubro, durante o evento World Cyber 
Games (WCG), em São Paulo. Nessa data, serão conhecidos os criadores dos 10 melhores aplicativos, 
com prêmios que incluem: carro zero KM e viagem para Califórnia, além de produtos Samsung.

Copa do Mundo::Por causa da Libertação do ex-ativista político Battisti, Itália pode boicotar Copa 2014

A libertação do ex-ativista político Cesare Battisti é alvo de protestos e ameaças na Itália. As famílias das vítimas cobram do governo italiano retaliação em relação ao Brasil. Bruno Berardi, filho do marechal Rosário Berardi, assassinado em 1978 pelo grupo armado de extrema-esquerda Brigadas Vermelhas, pediu que, em represália, a Itália não participe da Copa do Mundo de 2014."O governo italiano deve retirar a participação da seleção italiana da Copa do Mundo de 2014 e de outros eventos semelhantes. A Itália também deve interromper relações comerciais com aquela nação", disse Berardi à imprensa italiana. Em uma enquete feita pela edição online do jornal italiano Corriere della Sera de hoje (9), um total de 80% dos internautas disse concordar com a proposta de Berardi de boicotar a Copa de 2014.As autoridades italianas, por sua vez, reiteraram,  em comunicado, que vão recorrer à Corte de Haia. Mas ainda não há data para ingressar com a ação. A imprensa italiana divulgou hoje (10) o primeiro dia de Battisti em liberdade.
O jornal Corriere Della Sera, um dos principais da Itália, informou em uma das reportagens de capa que Battisti reclamou do clima seco de Brasília. Mas, segundo o advogado dele, Luís Roberto Barroso, a queixa não se transformou em um problema.No jornal La Repubblica, o destaque é para a reação das famílias das vítimas. Nos anos 70, na Itália, Battisti foi condenado à revelia à prisão perpétua por participação de quatro assassinatos. Os parentes dos mortos afirmaram que a não extradição e a libertação do ex-ativista representam uma absolvição para ele. Para os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores da Itália, a decisão da Suprema Corte do Brasil não pode encerrar o caso Battisti. As autoridades anunciaram que irão recorrer à Corte de Haia. No recurso, os italianos pretendem afirmar que o Brasil descumpriu um tratado de extradição que tem com a Itália, assim como transgrediu os princípios do direito internacional. O argumento dos italianos é uma reação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou a extradição e autorizou a libertação imediata de Battisti, preso no Brasil desde 2007. "A equipe italiana irá ativar imediatamente outro mecanismo possível de proteção judicial", diz o texto. O comunicado informa que a alternativa analisada é recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, para rever a decisão, "que não corresponde aos princípios gerais do direito e às obrigações contidas no direito internacional". Ontem (9), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, negou que a decisão sobre Battisti atrapalhará as relações com a Itália. De forma semelhante reagiu o assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Ele disse que o assunto está sob responsabilidade do Judiciário e não do Executivo. 

Cinema::Lanterna Verde dia 19 de Agosto no Brasil

A primeira pergunta é inevitável: o que faz Blake Lively em "Lanterna Verde", além de repetir falas na mesma sacada de prédio para um embasbacado Ryan Reynolds? A segunda é mais capciosa: por que você irá gastar seus trocados com o filme sobre o mocinho da DC Comics em um inverno repleto de outros filmes de super-heróis? Vamos por partes: Lively é belíssima e, se não acerta a mão como fez em em "Atração Perigosa", funciona como o colírio necessário em um filme repleto de seres de todas as cores e filiações planetárias. Já Reynolds, que imprime uma dose excessiva de humor à história do terráqueo Hal Jordan, cometeu a heresia de comparar o filme a "Guerra nas Estrelas" ao tentar responder à segunda questão. Hal Jordan é, talvez, "mauricinho" demais nesta história contada com mão pesada pelo diretor britânico Martin Campbell (de "007 - Cassino Royale" e "A Máscara do Zorro"), que preferiu o caminho seguro de se ater à origem do personagem dos quadrinhos. "Lanterna Verde" em 3D tem bons efeitos especiais, como os que dão vida ao vilão Parallax, mas, ironicamente, é um ator treinado nos palcos de Nova York. Peter Sarsgaard está impagável como o acólito terráqueo de Parallax, Hector Hammond. Com pesada maquiagem que o transforma numa espécie de primo distante do Homem-Elefante, Sarsgaard imprime a tensão dramática ausente nas cenas em que ele não dá a graça de sua presença. Na conversa com a imprensa, Campbell brincou que jamais viu Sarsgaard no set do filme, já que chegava sempre depois de o ator passar por horas de sofrimento na sala de maquiagem. "Nunca fiz nada como o Hector. Aliás, acho que ator algum jamais fez!", diz Sarsgaard, rindo muito ao lembrar que suas manhãs, durante a maior parte da filmagem, começavam inevitavelmente com uma raspagem dos fios de cabelo da nuca, um banho de álcool no cocuruto e horas de maquiagem, com pedaços de plástico colados ao rosto e à cabeça, formando uma figura grotesca. "Lanterna Verde" estreia nesta sexta nos EUA e no dia 19 de agosto nos cinemas brasileiros.

Curso::Certificação ITIL V3 (1a Aula)

 A equipe da TTelecomti decidiu contribuir de forma democrática para o crescimento do profissional de TI/Telecom e outros profissionais atuantes no mercado da tecnologia. Com isso estaremos divulgando treinamentos voltados a preparação a certificação. O Primeiro curso será o ITIL V3 que é voltado aos profissionais atuantes na área de TI em Infraestrutura. O ITIL é um conjunto de boas práticas.


ITIL V3::Fundamentos ITIL
1a Parte: Introdução

O curso de ITIL ressalta uma necessidade na área de TI: acompanhar rapidamente às exigências dos negócios com agilidade, inovação, redução de custos e otimização de processos. Estas exigências, que antes focavam as áreas financeiras e de negócios, chegaram também e impõem mudanças rápidas, tanto em seus processos de trabalho quanto na qualificação de seus executivos.

ITIL
O ITIL nasceu no final da década de 80, desenvolvida pelo governo da Inglaterra. Desde essa data, tem sofrido revisões,
para acompanhar a evolução do mercado e as novas tecnologias. Destas revisões, houve duas que se destacam: A primeira
revisão que deu origem à versão dois (ITIL V2) e a segunda revisão que deu origem à versão três (ITIL V3).

ITIL no mercado
Em uma pesquisa realizada pelo site IDG em 2005, aponta que no Brasil 37% das empresas entrevistadas já ingressaram
na aplicação do ITIL em seus processos. A adoção do ITIL não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para
reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.

O curso
Este curso oferece uma visão geral sobre gerenciamento de serviços através de um conjunto de melhores práticas baseado no ITIL (Information Technology Infrastructure Library - Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação) que identifica o relacionamento das diversas atividades necessárias para entrega (Service Delivery) e suporte (Service Support) dos serviços de TI. A dinâmica do curso prevê estudos de casos práticos, adaptados à realidade brasileira, onde são exercitados os processos de gestão de TI baseados em ITIL.

No final do curso será apresentada uma simulação da prova ITILF (Foundation).
Ao completar o curso com sucesso, o aluno será capaz de:
• Compreender a função e o relacionamento dos processos para gerenciamento de serviços.
• Conhecer as melhores práticas para entrega e suporte a serviços de TI.
• Identificar as ações necessárias para melhoria de processos internos.
• Determinar papéis e responsabilidades baseando-se no modelo de referência ITIL.
• Saber quais são os componentes que integram cada uma das áreas-chave.
• Preparar-se para a certificação de fundamentos para o gerenciamento de serviços de TI.

Objetivo
O objetivo deste treinamento e fazer com que as áreas de TI das empresas se tornem mais ágeis, lucrativas, e tenham
como prática criar processos para auxiliar o seu dia a dia, aprendendo a cobrar por seus serviços internos, tornando-a um
prestador de serviços dentro da própria empresa.

Benefícios
Pesquisas têm mostrado, repetidamente, que o gerenciamento profissional de serviços em TI traz grandes benefícios. Abaixo podemos ver uma pequena amostra das muitas vantagens:

• Falhas - 30% de redução no número de falhas, 50% de redução no tempo de resolução
• Reparo – 80% de redução no tempo médio para reparo
• Mudanças - 25% de redução no tempo de conclusão das mudanças, 50% de redução no número de alterações
urgentes e altamente dispendiosas
• Excesso de capacidade - 15% de redução no oneroso excesso de capacidade
custo total da propriedade - 10% de redução do (TCO)
• Disponibilidade - 10% a mais na disponibilidade dos sistemas

Publicaremos na seção principal sempre novos conteúdos, até a próxima...

Inovação::Sensores inerciais levam controle por gestos para os robôs

O pequeno dispositivo na mão do funcionário contém diversos sensores inerciais que dizem exatamente ao robô como se movimentar, em tempo real. Programar robôs nunca foi o que se poderia chamar de brincadeira de criança. Mas talvez agora possa se tornar.

Imitação robótica

Engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, criaram um sistema que permite que o braço robótico imite o movimento de um braço humano: mova o seu braço, e o braço robótico imitará o movimento de forma praticamente instantânea. Além de facilitar e flexibilizar o uso dos robôs industriais, o sistema está ajudando na programação de próteses ativas e exoesqueletos, equipamentos voltados para auxiliar pessoas com dificuldades motoras. O teste do sistema parece brincadeira para uma criança, mas é uma verdadeira dor de cabeça para um programador de robôs: fazer com que um robô industrial seja capaz de pegar uma bola arremessada em sua direção. O resultado é impressionante: conforme o usuário movimenta seu braço para pegar a bola, usando um dispositivo manual, o robô reproduz exatamente seu movimento, com toda a precisão necessária.

Sensores inerciais

"O dispositivo de entrada possui vários sensores de movimento, chamados sensores inerciais," explica o Dr. Bernhard Kleiner, chefe do projeto. Esses sensores, micromáquinas conhecidas como MEMS, já são bastante baratos. O difícil é colocá-los para funcionar em conjunto. "Nós desenvolvemos algoritmos especiais que agregam os dados dos sensores individuais e identificam um padrão de movimento. Isto significa que nós podemos detectar movimentos em 3-D no espaço," diz Kleiner. Os melhores sistemas de programação de movimentos robóticos funcionam hoje com o auxílio de sistemas de rastreamento a laser: um funcionário demonstra o movimento desejado com um bastão de mão, que possui um ponto branco que serve como marcador. O sistema registra o movimento analisando a luz de um feixe de laser que rastreia o marcador branco no bastão. A seguir, o programador faz um refinamento dos movimentos e estabelece o programa final. O novo dispositivo elimina a necessidade de todos estes passos - o funcionário só precisa pegar o aparelho e mostrar ao robô o que ele deve fazer, diretamente.

Monitoramento do andar

O sistema de sensores inerciais tem também inúmeras aplicações na medicina. Hoje, são utilizadas câmeras, que fazem gravações precisas dos pacientes conforme eles andam para trás e para frente ao longo de um caminho bem definido. Os filmes revelam aos médico detalhes como o comportamento das articulações ou se uma postura incorreta nos joelhos foi melhorada através de fisioterapia. O novo sistema de sensores elimina a necessidade das câmeras e permite o monitoramento do paciente em qualquer lugar ou situação. Os cientistas já estão trabalhando na comparação do andar normal de pacientes com padrões de movimento que surgem em doenças como o Mal de Parkinson.

Acionamento de exoesqueletos

Outra aplicação biomédica é no treinamento de exoesqueletos e próteses robóticas, que usam inúmeros motores, os quais precisam se mover em sincronia para acompanhar o movimento do usuário. Mas o sistema de sensores inerciais pode ser utilizado também para acionar esses exoesqueletos e próteses: o grupo está atualmente trabalhando em uma forma de combinar o sistema de sensores inerciais com um sensor eletromiográfico (EMG). A eletromiografia é baseada no princípio de que, quando um músculo se contrai, ele produz uma tensão elétrica - e um sensor pode medir essa tensão por meio de um eletrodo. Se o sensor for colocado, por exemplo, no músculo responsável pela elevação dos pés do paciente, o sensor registra quando o paciente aciona este músculo - e os elevadores do pé da prótese respondem imediatamente.


Telecom::Banda Larga a R$35 a partir de Julho

Brasil deve ter banda larga a R$ 35 a partir de julho, diz ministro Segundo Paulo Bernardo, pelo menos sete Estados terão isenção de ICMS, o que pode permitir um valor ainda mais baixo.A partir de julho, deve começar a oferta no Brasil do serviço de baixo custo para acesso à Internet com conexão em banda larga. Foi o que afirmou ontem (1/6) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.Segundo informações da Agência Brasil, algumas localidades já poderão contar com o acesso à Internet de 1 megabit por segundo por R$ 35 por mês, dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). E, de acordo com Bernardo, em  pelo menos sete estados, haverá isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o que pode baixar o preço para R$ 29,90. As primeiras cidades conectadas por meio do PNBL serão Samambaia (DF), Recanto das Emas (DF), Santo Antônio do Descoberto (GO), Anápolis (GO), Senador Canedo (GO) e Aparecida de Goiânia (GO), segundo a Telebrás.Vale lembrar que, no final de abril, o presidente da Telebras, Rogério Santanna, admitiu que a meta do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) de levar a 800 municípios conexão rápida à rede de mundial de computadores em 2011 simplesmente não será cumprida. Segundo Santanna, isso se deve aos cortes de orçamento sofridos pela estatal 

Business::CIOs brasileiros estão mais propensos à adoção de cloud

Estudo da Avanade, realizado em 18 países, mostra que 59% das empresas brasileiras têm projetos para nuvem privada, ante 43% da média mundial.Os projetos para processamento em nuvem privada estão mais avançados no Brasil que em outros mercados,
revela um estudo global realizado pela Avanade, joint venture formada entre Microsoft e Accenture.De acordo com o relatório, 59% dos CIOs brasileiros têm iniciativas nessa área ante a média mundial, que ficou em 43%. Os resultados são contrários aos que o Gartner divulgou esta semana durante a VIII Conferência de Outsourcing, realizada em São Paulo, que mostra que os executivos do Brasil são os mais atrasados na adoção desse modelo. A Avanade entrevistou 573 companhias de grande porte entre março e abril deste ano em 18 países da América do Norte,  América do Sul, Europa e Ásia-Pacífico. O único país participante da América Latina foi o Brasil, onde foram abordadas aproximadamente 40 empresas. O objetivo do levantamento era medir o interesse e o nível de adoção do modelo de cloud computing.  Foram ouvidos executivos do alto escalão tomadores de decisão como CEO, CIO e CFO.
Outra constatação do estudo que coloca o Brasil na frente é em relação ao aumento dos investimentos em TI para o próximo ano. Entre os executivos entrevistados no País, 81% disseram que pretendem ampliar os gastos com tecnologia, enquanto que esse índice mundial ficou em 55%. Parte dos recursos vai para cloud computing e soluções de segurança.

Para o diretor de tecnologia da Avanade, Hamilton Berteli, que conduziu o estudo, a intenção dos gestores brasileiros gastarem mais em tecnologia que seus pares globais justifica-se pelo momento favorável do País. "O Brasil está se tornando a estrela da 
economia mundial e precisa investir em TI para alavancar o seu crescimento", acredita o executivo. Apesar das confusões geradas no mercado sobre as duas formas de uso de cloud computing, 78% dos entrevistados brasileiros disseram que conhecem bem o que é um serviço privado. Outros 72% mencionaram este modelo como parte de sua estratégia de TI, o qual já foi adotado por quase 60% deles. Ao serem questionados sobre fatores que estão estimulando as empresas brasileiras a investiram em aplicações na nuvem, os executivos mencionaram três razões: mais flexibilidade, maior facilidade para colaboração e eficiência. Entre as aplicações mais contratadas pelas empresas brasileiras no modelo de cloud através de provedores comerciais estão as de email, com participação de 69%;  ferramentas para apresentação e processadores de texto (50%); e soluções de Customer Relationship Management (CRM). 
 

Tablets::Positivo com Android no Brasil e Argentina

Empresa dá início às operações na Argentina, com a marca Positivo BGH, e prevê política agressiva de preços apoiada no ganho em escala. A aliança entre a brasileira Positivo e a argentina BGH, que gerou a marca Positivo BGH, entra em operação em solo argentino com unidade fabril, localizada na Terra do Fogo, capacitada a produzir 2,5 mil computadores por dia e 30 mil placas-mãe mensalmente para notebooks. A empresa [que totalizou cerca de 2 milhões de PCs vendidos em 2010] venderá três linhas de notebooks na Argentina e, em breve, também no Uruguai. Todas as máquinas com processadores Intel Core i3 e sistema operacional Windows 7. Em uma segunda etapa, chegarão os tablets, ainda neste ano. "Com certeza, teremos esses dispositivos para o Natal, no Brasil e na Argentina", promete Hélio Rotemberg, presidente da Positivo. De acordo com o executivo, os tablets da Positivo rodarão o sistema operacional Android, porém a versão ainda está em definição. "Já temos o direito de licenças para a 3.0. Contudo, estamos alinhando com a Google qual será a versão." Rotemberg não revela os preços dos tablets, mas afirma que eles seguirão a estratégia da empresa de  oferecer preços altamente competitivos. "A capacidade de produzir grande volume garante o lucro com vendas em grande escala, permitindo trabalhar com  preços agressivos", diz Norbeto Maraschin Filho, CEO da Positivo BGH.



 

Esportes::Times cariocas se preparam para seus confrontos

Esportes:: Times Cariocas se preparam para seus confrontos

Flamengo
O fato de o Flamengo nunca ter vencido o Atlético-PR na Arena da Baixada está sendo um estímulo a mais para os jogadores. Os rubro-negros cariocas encaram o desafio como uma forma de motivá-los, já que podem entrar para a história numa partida que poderia apenas valer três pontos. Atlético-PR e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 18h30, na Arena da Baixada. O clube carioca está na nona colocação da tabela do Campeonato Brasileiro, com cinco pontos. Os paranaenses ainda não pontuaram e ocupam a vice-lanterna.

Botafogo
Caio Junior assumiu o Glorioso, demorou cerca de dois meses, mas achou uma nova forma para o time. Aos poucos, o 4-2-3-1 começa a surtir efeito e o próprio treinador justifica as vantagens da tática. Quando estamos atrás vira 4-5-1. Para a frente, ganhamos opções pelo meio e pelas alas - disse.

Fluminense
O técnico Abel Braga iniciou o treinamento do Fluminense, na tarde desta quinta-feira, nas Laranjeiras, com mudanças no time titular. Araújo, que estava na reserva da equipe, treinou no lugar de Rodriguinho no ataque. O Fluminense enfrenta o Corinthians, no domingo, às 16h, no Pacaembu.O técnico optou ainda por uma mudança tática ao escalar o time com três zagueiros. Com Leandro Euzébio fazendo reforço muscular, Márcio Rosário treinou entre os titulares ao lado de Gum e Edinho, que atuou como zagueiro.
Na segunda parte do treino, Abel voltou ao 4-4-2, com Edinho e Valencia de volantes. Rodriguinho voltou ao ataque ao lado de Fred, que marcou três gols na vitória de 4 a 1 dos titulares sobre os reservas. Araújo fez o outro e Ciro descontou.

Vasco
Com a maior parte dos direitos em poder de empresários e uma proposta do futebol italiano, o zagueiro Dedé é o primeiro que pode sair pela janela de transferências internacionais, que se abrirá em 20 de junho. Dos principais contratos que o clube tem a renovar, os de Éder Luís, Eduardo Costa e Fellipe Bastos terminam no fim do mês. Vinculado ao Vasco até 31 dezembro, Bernardo já fez a primeira exigência que não volta para o Cruzeiro de jeito nenhum



Smartphones:: IDC prevê crescimento de 55% em 2011

As vendas de smartphones, como o iPhone, da Apple, devem crescer 55% neste ano, velocidade quatro vezes mais rápida do que o mercado amplo de telefonia, informou a empresa de pesquisa IDC. A companhia informou nesta quinta-feira que o crescimento seria estimulado pelos menores preços, melhores aplicativos e pacotes de dados mais baratos, com um aumento de vendas particularmente previsto em regiões emergentes como Ásia e América Latina, onde a utilização destes aparelhos e serviços ainda está no estágio inicial. Usuários de telefones celulares em todo o mundo estão trocando seus aparelhos com menos funções pelos smartphones, "já que estes dispositivos permitem às pessoas realizar tarefas diárias como compras e operações bancárias de qualquer lugar", disse Kevin Restivo, analista sênior do departamento do IDC que pesquisa o segmento. O IDC espera que o sistema operacional para smartphones do Google, o Android, cresça e alcance mais de 40% do mercado na segunda metade de 2011, após ter ultrapassado o Symbian, da Nokia, no fim do ano passado e se tornado o principal sistema operacional do mundo para o segmento. Para o IDC, o Symbian, que foi dispensado pela Nokia em prol do Windows Phone, da Microsoft, que deve prontamente perder mercado. É previsto que os aparelhos Nokia Windows cheguem a mais de 20% do mercado de smartphones em 2015, isso se a integração dos sistemas das companhias ocorrer sem grandes problemas.

Inovação::Microsoft testa novas possibilidades de interação com interfaces touchscreen


Recentemente a Microsoft publicou vídeos mostrando o que possivelmente poderá facilitar as nossas vidas na hora de manusear dispositivos touchscreen.No primeiro vídeo são demonstradas novas formas de interagir com um celular unindo o toque ao acelerômetro por exemplo, facilitando fazer zoom ou apagar imagens por exemplo. No segundo vídeo, são demonstrados gestos para se trabalhar em uma interface multitouch, manipulando imagens e textos, dependendo da forma como a “mão de apoio” está sendo posicionada.

veja: http://www.youtube.com/watch?v=Zuu7ZnyWrJA&feature=player_embedded

Esportes::Vasco é campeão da Copa do Brasil 2011


Depois de 8 anos o Clube de Regatas Vasco da Gama é novamente campeão. Foi dramático, foi sofrido, foi eletrizante. Foi tudo isso e um pouco mais. Após 90 minutos de muita emoção, o torcedor do Vasco soltou o grito de "o campeão voltou" da garganta, a plenos pulmões. O Coritiba venceu por 3 a 2 na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, mas não levou o título. O Vasco é o campeão da Copa do Brasil de 2011. Alecsandro e Éder Luís marcaram os gols do Vasco, que ficou com a taça por ter vencido o jogo de ida, em São Januário, por 1 a 0 . Bill, Davi e Willian fizeram os gols do Coxa. Ricardo Gomes entrou e nos deu muita confiança. Agora é comemorar com essa torcida maravilhosa e preparar para o Brasileiro e Libertadores. Fico feliz de entrar mais uma vez para a história do Vasco - comemorou Felipe.

Telecom::Nova operadora de telefonia móvel


O grupo Virgin anunciou que passará a atuar no Brasil no setor de telefonia móvel já no ano que vem. O País é considerado pela empresa o principal mercado da América Latina,  e consumirá 90 dos 300 milhões de dólares que ela pretende investir no continente. A Virgin funcionará na região como operadora virtual – modelo usado por ela em países como Reino Unido, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, portanto, ela terá de alugar a estrutura de uma das quatro operadoras do setor (Vivo, TIM, Claro ou OI), responsabilizando-se apenas pela divulgação de sua marca e pela estratégia de venda. A cobertura da rede ficará a cargo da provedora com quem firmar acordo. A operadora é conhecida por atrair uma clientela mais jovem, por oferecer planos diferenciados de dados e conteúdo exclusivo para celulares, como músicas e clipes.  Antes de estrear no País, deverá chegar a dois mercados menores da AL, como Uruguai e Chile – Colômbia, México, Argentina e Peru também receberão a empresa. Quando chegar ao Brasil, a Virgin terá de enfrentar, provavelmente, outras duas operadoras virtuais que prometem iniciar atividades até lá: Porto Seguro e Correios.  A primeira pretende atrair consumidores que já a contratam na prestação de seguros – como os de carro, por exemplo – enquanto o Correios deverá tirar proveito  de sua estrutura distribuída por todo o território nacional.

"Mais do que em qualquer outra região, na América Latina a telefonia celular substituiu a fixa no uso pessoal e a região está pronta para novas opções,  que podem tanto atrair novos clientes como focar em segmentos especiais de consumidores", disse Phil Wallace, fundador da Tribe Mobile, parceira da Virgin no continente.

O grupo Virgin possui negócios nas mais diversas áreas, do setor hoteleiro ao de serviços financeiros e de transporte. Fundado em 1970 pelo britânico Richard Branson, o conglomerado arrecadou 18,5 bilhões de dólares em 2010.

Games:: Call of duty tem um concorrente assustadoramente realista


Com a nova engine “Frostbite”, Battlefield 3 apresenta o tipo de caos que é comum a documentários sobre a guerra, mas ainda é razoavelmente inédito a video games. Não só você participará de missões junto a um pelotão de soldados, como tambem tomará o controle de tanques e possivelmente outros veículos militares de destruição. Algo extremamente adequado, uma vez que agora, todas as contruções do cenário poderão ser demolidas.O lançamento está previsto para o dia 25 de Outubro de 2011

veja trailler: http://www.youtube.com/watch?v=cbe4_UInHmY&feature=player_embedded#at=64

Jornalismo::Nova Investida da Apple


Steve Jobs, CEO da Apple, depois de ir ao WWDS anunciar as novidades da empresa (iCloud, novo iOS 5 e OS X Lion) aterrissou em Cupertino, cidade sede da companhia, para detalhar seus planos de construir um novo campus da Apple, em forma de espaçonave, para acomodar 13 mil funcionários.  É um pouco como uma nave espacial - disse Jobs, exibindo um edifício circular com um enorme pátio interior e mais 150 acres (60 hectares) de terrenos ajardinados. O empreendimento deve ficar pronto em 2015 e foi anunciado durante o conselho municipal da cidade. A empresa, que recentemente adquiriu um terreno antes ocupado pela HP, deve utilizá-lo para dar segmento ao projeto do edifício, que tem forma arredondada, com paredes de vidro curvo e quatro andares.  Não é uma peça reta de vidro do prédio - disse Jobs. Nós sabemos como fazer a maior peça de vidro do mundo para uso arquitetônico. A Apple tem crescido "como uma erva daninha e precisa de um lugar para alocar seus funcionários - argumentou. O plano da Apple permite aumentar a arborização do local entre 20% a 80%, revitalizando o local. A paisagem incluirá árvores, plantas nativas e pomares de damasco,  uma lembrança do patrimônio agrícola do Vale do Silício durante a infância de Jobs. A obra também vai ampliar o número de funcionários em um mesmo campus. Isso é incomum, 13 mil pessoas em um prédio, um único prédio. Mas vemos esses conjuntos de escritórios com vários edifícios e como eles ficam entediantes rapidamente,  então quisemos fazer algo melhor que isso - disse o executivo. A Apple planeja ainda tornar o campus em um gerador de energia limpa, usando a rede elétrica da cidade apenas quando necessário, como um plano B. Segundo Jobs, o local será "o melhor edifício comercial do mundo" e seu projeto inovador deve atrair estudantes de arquitetura para dar uma espiada no projeto. Contrariando membros da Câmara de Cupertino, Jobs disse que não tem planos de oferecer Wi-Fi gratuito na cidade. O executio argumentou que o aumento de trabalhadores no local causará impacto ao tráfego local de internet. A Apple comprou a maior parte do terreno de cerca de 610 mil metros quadros da HP, empresa na qual Jobs conseguiu um de seus primeiros empregos após ligar para seu ídolo e fundador da companhia, Bill Hewlett, para pedir componentes de equipamentos. Jobs não informou quanto será investido no novo edifício.

veja: http://www.youtube.com/watch?v=gqn43gmeA3w&feature=player_embedded

Indicadores Financeiros::Dólar em queda


Inovação::Robôs com comportamentos humanos


Depois de três anos de trabalho, pesquisadores do projeto europeu EYESHOTS apresentaram os resultados de um estudo cujo objetivo era reproduzir em robôs comportamentos humanos, como a visão e a percepção espacial. Graças aos progressos no controle da interação entre visão e movimento, os pesquisadores desenvolveram um avançado sistema de visão tridimensional, sincronizado com braços robóticos.

O protótipo mostrou ser possível dar aos robôs a capacidade para observar e ficarem atentos ao que acontece ao seu redor. Além disso, as imagens capturadas são mantidas na memória, podendo ser
utilizadas em suas ações futuras. A equipe de Ángel del Pobil Pasqual, da Universidade Jaume I, na Espanha,
ficou responsável pela validação dos resultados do projeto, usando um robô construído na Universidade de Castellón, constituído de uma cabeça de robô com olhos móveis integrados em um tronco com braços articulados.

Inspiração humana

Os modelos de computador usados para controlar o robô partiram do conhecimento da biologia humana e animal, fruto de um trabalho multidisciplinar que incluiu especialistas em neurociência, psicologia, robótica e engenharia. O estudo começou com o registro dos neurônios do córtex visuo-motor de macacos,
que possuem uma percepção do ambiente similar à dos seres humanos. A primeira característica do sistema visual dos primatas replicado artificialmente foi o chamado movimento sacádico dos olhos, que está relacionado com a alteração dinâmica da atenção. "Nossos resultados poderão ser aplicados a qualquer tipo de robô humanoide que seja capaz de mover seus olhos e se concentrar em um ponto." Partindo dos dados neurais, os pesquisadores desenvolveram modelos computadorizados da seção do cérebro que integra as imagens com os movimentos dos dois olhos e dos braços.

Esportes::Abel se apresenta ao Fluminense e Ciro ainda é dúvida


Abel Braga será apresentado com status de salvador da pátria no salão nobre das Laranjeiras e, à tarde, comanda o primeiro treino ainda sem saber se, em sua estreia, contra o Corinthians, domingo, no Pacaembu, se poderá contar com o atacante Ciro.  Ciro se apresentou ao Fluminense em 26 de maio e, no mesmo dia, participou de um coletivo. Até agora, porém, não foi apresentado oficialmente pelo clube, que aguarda a regularização de sua documentação. Aí que está o problema. Ciro está sendo comprado ao Sport pelo grupo de investimento HAZ Football Worldwide, dos argentinos Fernando Hidalgo, Gustavo Arribas e do israelense Pini Zahavi, sediado no paraíso fiscal de Gibraltar, no sul da Espanha, e dono do Deportivo Maldonado, do Uruguai. Oficialmente, os investidores pagarão R$ 4,5 milhões ao clube pernambucano, coisa que ainda não aconteceu, segundo o presidente do Sport, Gustavo Dubreux, porque a negociação só será concluída depois que o contrato em inglês for traduzido e aprovado pelo Sport. - Eles têm um advogado inglês, por isso um dos contratos é em inglês - explicou Dubreux. - Como se trata de transferência internacional, o dinheiro virá via Banco Central. Eles (o grupo de investidores) estavam comprando um clube no Brasil, mas não deu certo, e o Ciro vai ser registrado mesmo no Deportivo Maldonado. Só estará livre para jogar, provavelmente, no dia 28 - explicou.


Telecom::TIM lidera crescimento de celulares no Brasil


Segundo dados divulgados pela Anatel a TIM liderou o crescimento do celular no Brasil em abril com adições líquidas de 880 mil celulares.  A disputa entre Claro e TIM pela segunda colocação em market share está impulsionando o crescimento do celular no Brasil em 2011. As adiçōes líquidas de 2,1 milhões de celulares em abril são um novo recorde para o mês, acumulando 9,6 milhões de adiçōes líquidas no quadrimestre e 31,8 milhões de celulares nos últimos 12 meses. Claro e Vivo tem apresentado uma participação no total das adições líquidas do mês mais  estável (20 a 27%) enquanto TIM e Oi tem apresentado um comportamento mais errático. A TIM lidera em adições líquidas acumuladas no ano (2,7 milhões de celulares) seguida por Vivo,  Claro e Oi praticamente empatadas com 2,3 milhões. A Vivo liderou o crescimento em adições líquidas da banda larga móvel em abril, mas foi superada pela TIM em adições líquidas de terminais de dados.

Em abril foram desligados os últimos celulares TDMA e a base de celulares CDMA caiu para 3,1 milhões. A Vivo pretende desligar a sua rede CDMA no 2º semestre.

Business:: RIM (BalckBerry) adquire empresa alemã de games Scoreloop

A RIM adquiriu a Scoreloop, uma empresa alemã especializada em games móveis. A Scoreloop é conhecida por ter criado um SDK (software develoment kit) que permite desenvolver ferramentas de interação entre jogadores que utilizem diferentes sistemas operacionais, como iOS, Android e Blackberry. Além de viabilizar a comunicação entre os usuários independentemente do sistema operacional utilizado, o SDK da Scoreloop facilita a inclusão de funções de compra on-line dentro dos jogos e a utilização de moedas virtuais. Em nota publicada no site da companhia, o CEO da Scoreloop, Marc Gumpinger, garante que a empresa manterá a estratégia de ser "multiplataforma", mas afirma que a solução para Blackberries "não terá comparação" com as demais.

Games:: Novo portátil da Sony PS Vita


O Ps Vita se mostrou muito mais impressionante que o previsto, com potência o suficiente para reproduzir títulos do Playstation 3 sem dever praticamente nada a seu irmão maior no processo.
Vários jogos de peso também já foram anunciados, como Uncharted: Golden Abyss, versões exclusivas de Little Big Planet e ModNation Racers e para a surpresa de todos, Street Fighter X Tekken, que no novo portátil, contará com um personagem exclusivo: Cole MacGrath, de Infamous 2. O console foi anunciado em duas versões, uma com conexão Wi-Fi por 249 Dólares, e outra com conexão Wi-Fi e 3G por 299 Dólares. Por enquanto, não há como saber o quanto o aparelho irá custar no Brasil. Só nos resta esperar e torcer pelo melhor.

Telecom::Anatel faz audiência pública sobre o 3,5 GHz para WiMax

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promove, na próxima sexta-feira, 9/6, em Brasília, a primeira audiência pública sobre a nova proposta do edital para licitação das radiofrequências na subfaixa de 3.400 MHz a 3.600 MHz, destinadas à prestação de serviços de por meio de redes WiMax. Podem participar do leilão companhias do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e operadoras móveis individualmente ou por meio de consórcio. A proposta está disponível para contribuições da sociedade por meio da Consulta Pública nº 23. O texto permanecerá no Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública (Sacp) até o dia 24/6. A audiência será realizada no Espaço Cultural Anatel (SAUS, Quadra 6, Bloco C, Brasília, Distrito Federal), das 10h às 13h30. Já a segunda está prevista para 16/6, no auditório do Ministério Público Federal na cidade de São Paulo (Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 2020, bairro Bela Vista), também das 10h às 13h30. A Anatel espera despertar interesse de pequenas e médias empresas para o leilão das novas frequências. A licitação contemplará 70 áreas de prestação, sendo três correspondentes às Regiões I, II e III do Plano Geral de Autorizações do Serviço Móvel Pessoal. As demais correspondem a municípios de cada uma das 67 áreas de registro. De acordo com a agência, o edital favorece também o desenvolvimento da indústria nacional com a exigência de compromisso de aquisição de produto de tecnologia nacional, conforme Portaria nº 950 do Ministério da Ciência e Tecnologia, de 2006.

Área de cobertura do serviço
Os vencedores terão de atender municípios a partir de 100 mil habitantes e entre 30 e 100 mil moradores. O leilão será realizado em três fases com a ampliação do limite de radiofrequência que poderá ser adquirida por grupo em cada etapa, permitindo uma maior efetividade no resultado da licitação. O primeiro leilão para venda das licenças de 3,5 GHz para WiMax foi realizado pela Anatel em 2006, mas foi contestado na Justiça pelas concessionárias fixas locais e suspenso pelo Tribunal de Contas da União (TCU). De lá para cá, a agência vem estudando mudanças no edital.

Utilidade Pública:: Google contra o bullying

Em vídeo da empresa, celebridades como Lady Gaga encorajam jovens a compartilharem experiências. A Google resolveu apoiar o projeto It Gets Better (Vai ficar melhor), que visa combater o bullying, principalmente contra jovens homossexuais. Trata-se de um programa lançado ano passado pelo jornalista americano Dan Savage. Gay assumido, Savage subiu um vídeo no YouTube em que aparece junto com seu marido Terry Miller encorajando os jovens a "aguentarem firme", pois há uma vida inteira pela frente. Desde então, inúmeras vídeos parecidos começaram a aparecer na rede, sempre com a mesma mensagem. Há desde um pronunciamento do presidente americano Barack Obama a depoimentos de funcionários da Apple e do Facebook. Agora, a Google resolveu tomar parte – mesmo porque a principal ferramenta usada pelo projeto, o YouTube, lhe pertence. Em campanha lançada inicialmente no Reino Unido, a empresa reuniu celebridades como a cantora Lady Gaga, a atriz Anne Hathaway e até mesmo o personagem Woody (de Toy Story),  para espalharem a mensagem. Aparentemente, a companhia tem a intenção, também, de propagandear seu navegador, o Chrome, haja visto que a peça foi postada no canal do software e que ele aparece diversas vezes durante o comercial

Segurança::Receita recua emissão de CPF pela Internet

Apesar de dois anos de pesquisa, o Fisco ainda não encontrou uma maneira de evitar fraudes, afirma coordenadora. A Receita Federal ainda patina no projeto de emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) diretamente pela Internet. A coordenadora-geral de Atendimento da Receita Federal, Maria Helena Cotta Cardozo, afirma que o motivo é a falta de segurança na rede mundial de computadores. Segundo ela, o Fisco ainda não conseguiu encontrar uma maneira de evitar que criminosos usem os dados de outras pessoas para obter o documento. "Ainda não desenvolvemos um sistema capaz de garantir a autenticidade pela Internet", admite ela. De acordo com a Receita Federal, também é preciso modernizar as entidades públicas que emitem o documento de graça antes de iniciar a emissão do CPF na web. O processo envolve secretarias de governos estaduais e unidades do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que fazem mutirões em áreas rurais. Pelo sistema atual, a emissão do CPF é instantânea, mas isso não significa fim da burocracia. É preciso que o cidadão vá até um posto de atendimento. O contribuinte pode receber o número do CPF nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios, e pegar o número impresso em papel. Feito isso, é preciso entrar no site da Receita para imprimir o comprovante de autenticidade do documento. O serviço sai por 5,70 reais.

Smartphone:: Apple (Iphone) supera a RIM (BlackBerry) nos EUA

Apple desbanca RIM e fatura o segundo lugar em uso de smartphones nos EUA em pesquisa da comScore que aponta ascensão do iPhone às custas da queda do BlackBerry; Android continua líder, com 36,4% dos usuários. Existem agora, nos Estados Unidos, mais usuários ativos de iPhone do que de BlackBerry, aponta uma pesquisa da empresa comScore. A vantagem do iPhone, da Apple, sobre o BlackBerry, da RIM, é pequena, mas é a primeira vez que a comScore identificou mais usuários reais de iPhone na comparação com os da RIM. Os dados referem-se a um período de três meses. No trimestre encerrado em abril, a comScore afirmou que, em média, 36,4% dos usuários de smartphone com mais de 13 anos usavam o sistema Android, da Google. É mais que a média de 31,2% dos trimestre encerrado em janeiro, quando o Android liderou o mercado por menos de 1%. A Apple, enquanto isso, afirmou que os assinantes americanos que utilizam iPhone alcançaram 26% em abril, mais que os 24,7% de janeiro. Este pequeno ganho levou a Apple ao segundo lugar porque o sistema BlackBerry caiu para 25,7%, na média do trimestre - no período anterior, sua participação era de 30,4%. A Microsoft também perdeu terreno, caindo  de 8% em janeiro para uma fatia média de mercado de 6,7% em abril. Na sexta-feira (3/6), as ações da RIM caíram 5%, chegando à cotação de 38,53 dólares - seu menor preço desde março de 2009. A ação fechou a 38,98 dólares. Desde 28/4, quando a RIM avisou a seus investidores que não deverá alcançar suas previsões de vendas e lucros para o trimestre atual, suas ações já caíram 32%.

Celulares
Entre os principais fabricantes de celulares, a Samsung lidera o mercado americano, com seus produtos sendo utilizados por 24,5% dos assinantes. Em seguida vêm LG (20,9%), Motorola (15,6%), Apple (8,3%) e RIM (8,2%). Das cinco, apenas a Apple teve crescimento substancial entre janeiro e abril - 1,3 ponto porcentual em relação à participação apurada no trimestre encerrado em janeiro. A LG cresceu 0,1 ponto. Samsung e RIM recuaram -0,4 ponto e a Motorola caiu -0,9 ponto. Segundo a comScore, 74,6 milhões de pessoas tinham um smartphone nos Estados Unidos no trimestre encerrado em abril. No mesmo período, 234 milhões de residentes com 13 anos ou mais usaram algum tipo de celular.

Business::Quer desenvolver para a Google?

Google quer oferecer aos usuários os mesmos recursos das empresas que fazem apps comerciais; Os departamentos de TI podem agora construir aplicações para o Google Apps e integrá-los com a suíte de colaboração e comunicação tal como fazem as empresas comerciais de software. A funcionalidade é oferecida por meio do novo Google Apps Extension Console, uma ferramenta de desenvolvimento que a empresa descreve como um "painel de controle para projetos" e que serve para construir extensões para a suíte da Google. O console dá aos departamentos de TI acesso às mesmas APIs que a Google fornece para os produtores de software que vendem suas aplicações no Apps Marketplace. Com o console, os desenvolvedores serão capazes de criar aplicações Apps adicionais que, por exemplo, compartilham com a Google o processo de identificação de usuário, aparecem como um link na barra principal de navegação do Apps ou rodam dentro do Gmail. "O console de extensões ajuda os desenvolvedores internos a criarem projetos, gerenciarem permissões de equipe, recuperarem credenciais OAuth e carregar sua aplicação. Uma vez que o app esteja pronto para distribuição, os administradores poderão instalá-los em seus painéis de controle para liberação ampla", escreveu Andrew Wansley, representante da equipe de desenvolvimento da Google, no blog da empresa.