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Curso::Certificação ITIL V3 (1a Aula)

 A equipe da TTelecomti decidiu contribuir de forma democrática para o crescimento do profissional de TI/Telecom e outros profissionais atuantes no mercado da tecnologia. Com isso estaremos divulgando treinamentos voltados a preparação a certificação. O Primeiro curso será o ITIL V3 que é voltado aos profissionais atuantes na área de TI em Infraestrutura. O ITIL é um conjunto de boas práticas.


ITIL V3::Fundamentos ITIL
1a Parte: Introdução

O curso de ITIL ressalta uma necessidade na área de TI: acompanhar rapidamente às exigências dos negócios com agilidade, inovação, redução de custos e otimização de processos. Estas exigências, que antes focavam as áreas financeiras e de negócios, chegaram também e impõem mudanças rápidas, tanto em seus processos de trabalho quanto na qualificação de seus executivos.

ITIL
O ITIL nasceu no final da década de 80, desenvolvida pelo governo da Inglaterra. Desde essa data, tem sofrido revisões,
para acompanhar a evolução do mercado e as novas tecnologias. Destas revisões, houve duas que se destacam: A primeira
revisão que deu origem à versão dois (ITIL V2) e a segunda revisão que deu origem à versão três (ITIL V3).

ITIL no mercado
Em uma pesquisa realizada pelo site IDG em 2005, aponta que no Brasil 37% das empresas entrevistadas já ingressaram
na aplicação do ITIL em seus processos. A adoção do ITIL não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para
reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.

O curso
Este curso oferece uma visão geral sobre gerenciamento de serviços através de um conjunto de melhores práticas baseado no ITIL (Information Technology Infrastructure Library - Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação) que identifica o relacionamento das diversas atividades necessárias para entrega (Service Delivery) e suporte (Service Support) dos serviços de TI. A dinâmica do curso prevê estudos de casos práticos, adaptados à realidade brasileira, onde são exercitados os processos de gestão de TI baseados em ITIL.

No final do curso será apresentada uma simulação da prova ITILF (Foundation).
Ao completar o curso com sucesso, o aluno será capaz de:
• Compreender a função e o relacionamento dos processos para gerenciamento de serviços.
• Conhecer as melhores práticas para entrega e suporte a serviços de TI.
• Identificar as ações necessárias para melhoria de processos internos.
• Determinar papéis e responsabilidades baseando-se no modelo de referência ITIL.
• Saber quais são os componentes que integram cada uma das áreas-chave.
• Preparar-se para a certificação de fundamentos para o gerenciamento de serviços de TI.

Objetivo
O objetivo deste treinamento e fazer com que as áreas de TI das empresas se tornem mais ágeis, lucrativas, e tenham
como prática criar processos para auxiliar o seu dia a dia, aprendendo a cobrar por seus serviços internos, tornando-a um
prestador de serviços dentro da própria empresa.

Benefícios
Pesquisas têm mostrado, repetidamente, que o gerenciamento profissional de serviços em TI traz grandes benefícios. Abaixo podemos ver uma pequena amostra das muitas vantagens:

• Falhas - 30% de redução no número de falhas, 50% de redução no tempo de resolução
• Reparo – 80% de redução no tempo médio para reparo
• Mudanças - 25% de redução no tempo de conclusão das mudanças, 50% de redução no número de alterações
urgentes e altamente dispendiosas
• Excesso de capacidade - 15% de redução no oneroso excesso de capacidade
custo total da propriedade - 10% de redução do (TCO)
• Disponibilidade - 10% a mais na disponibilidade dos sistemas

Publicaremos na seção principal sempre novos conteúdos, até a próxima...