Breaking News

40 anos de Microsoft, veja o que Bill Gates falou

A Microsoft está completando 40 anos hoje. A empresa quarentona já não tem a agilidade frenética de uma startup. Mas é um peso-pesado da tecnologia respeitado pelos rivais. Numa mensagem enviada ontem aos funcionários. Bill Gates celebra os 40 anos.



Gates fundou a Microsoft com seu sócio Paul Allen em 4 de abril de 1975. Nas décadas seguintes, o trabalho da empresa daria enorme contribuição para a popularização do computador pessoal.

Seu sistema operacional MS-DOS (derivado de um software comprado de outra empresa) fez funcionar o primeiro IBM-PC em 1981. O Windows, que teve sua primeira versão lançada em 1985, gradualmente tornou-se o sistema dominante nos PCs – posição que mantém até hoje.

O pacote de aplicativos Microsoft Office, lançado em 1990, virou padrão em escritórios do mundo inteiro. De 2001 em diante, a Microsoft ainda conquistou uma presença forte no mercado de jogos com o Xbox.

Nesta década, porém, a empresa perdeu o passo quando o foco da evolução tecnológica migrou para os dispositivos móveis. Seu sistema Windows Phone está presente em apenas 3% dos smartphones vendidos no mundo.

Desde 2006, Bill Gates se afastou gradualmente da Microsoft para se concentrar em sua fundação beneficente. Mas ele ainda retém o posto de assessor técnico do CEO Satya Nadella, além de ser um dos maiores acionistas da empresa.

Veja abaixo a íntegra da mensagem que Gates enviou ontem a funcionários da companhia. Ela foi publicada no Twitter por Amit Choudhary. Sua autenticidade foi confirmada ao site The Verge por uma fonte da Microsoft.

Mensagem de Bill Gates

“Amanhã é um dia especial: o 40º aniversário da Microsoft.

No início, Paul Allen e eu estabelecemos a meta de um computador em cada mesa de trabalho e em cada lar. Era uma ideia ousada e muita gente achou que estávamos malucos ao pensar que aquilo era possível.

É impressionante ver quanto a computação avançou desde então. Podemos todos ficar orgulhoso do papel da Microsoft nessa revolução.

Hoje, porém, penso muito mais no futuro que no passado da Microsoft. Acredito que a computação vai evoluir mais velozmente do que nunca nos próximos 10 anos. Já vivemos num mundo multiplataformas. A computação vai se tornar ainda mais onipresente.

Estamos perto do ponto em que computadores e robôs poderão ver, mover-se e interagir naturalmente, possibilitando novas aplicações e dando mais poder às pessoas.

Sob a liderança de Satya, a Microsoft nunca esteve tão bem posicionada para liderar esses avanços. Temos os recursos para impulsionar e resolver problemas difíceis. Estamos engajados em todas as facetas da computação moderna e temos forte compromisso com a inovação.

Em meu papel de assessor técnico de Satya, participo de apresentações de produtos e estou impressionado com a visão e o talento que vejo. O resultado é evidente em produtos como Cortana, Tradutor Skype e HoloLens – que são só algumas das inovações que estão a caminho.

Nos próximos anos, a Microsoft tem a oportunidade de atingir ainda mais pessoas e organizações ao redor do mundo. A tecnologia ainda está fora do alcance de muita gente por ser complexa ou cara demais – ou por não estar disponível.

Espero que vocês pensem sobre o que podem fazer para tornar o poder da tecnologia acessível a todos; para conectar as pessoas entre si; e para tornar a computação pessoal disponível em todos os lugares – mesmo que a própria noção do que um PC pode fazer se infiltre em todos os dispositivos.

Fizemos muitas coisas juntos em nossos primeiros 40 anos. Tornamos mais poderosas as pessoas e as empresas para que realizassem seu potencial. Mas o que mais importa agora é o que faremos em seguida. Obrigado por fazer da Microsoft uma empresa fantástica agora e nas próximas décadas.”