Tablets - Microsoft apresenta tablet Surface Pro 3 com superprocessador e tela 2K

A Microsoft apresentou seu novo tablet Surface Pro 3, equipado com Windows 8.1, nesta terça-feira (20). O novo dispositivo chega com uma novidade este ano: o processador superpotente Intel Core i7 e tela 2K. O Surface Pro 3 vem ainda com uma nova versão das famosas capas-teclado da linha, uma caneta cheia de funcionalidades e a promessa de substituir o seu notebook.


Conheça os aplicativos substitutos do WhatsApp para Windows Phone
O evento foi aberto pelo próprio diretor-executivo da Microsoft, Satya Nadella, que reforçou a estratégia da empresa de priorizar a integração e a computação na nuvem em seus dispositivos. Nadella destacou ainda que a empresa não está apenas interessada em lançar apenas hardware, mas construir uma experiência única em produtividade que una tablets e laptops.


O responsável pela linha Surface, Panos Paney, subiu ao palco para destacar que 96% dos usuários que compraram um iPad também carregam seus laptops na bolsa. Segundo ele, os tablets são feitos para assistir um filme e jogar, mas quando os usuários querem terminar tarefas, recorrem aos seus notebooks.]


Após esse discurso, Panos Paney apresentou o Surface Pro 3, que segundo a empresa, é o tablet que pode substituir o seu laptop. O aparelho chega com uma tela de 12 polegadas com resolução 2K (1440p), processador Intel Core i7 em sua versão mais potente, USB 3.0 e Windows 8.1 Pro completo, com suporte a programas da Windows Store e também aos programas convencionais dos computadores.


O Surface Pro 3 aposta ainda na portabilidade. O dispositivo tem 9,1 milímetros de espessura e peso de 800 gramas, com direito a comparação com o Macbook Air. Não satisfeito, o apresentador ainda jogou o tablet no chão (com carpete, diga-se de passagem) para demonstrar que o dispositivo é resistente.


Panos mostrou ainda como o tablet pode trabalhar com mouse e teclados, além dos toques na tela e o suporte à caneta. Para mostrar um pouco mais do poder do dispositivo, o vice-presidente de design daAdobe, Michael Goth, foi chamado para demonstrar uma versão do Photoshop otimizada para o aparelho.


Outra novidade apresentada foi a Surface Pro Type Cover, uma nova versão da famosa capa com teclado da linha. A novidade fica, além do design mais fino, por conta de um novo trackpad maior para deixar a experiência do aparelho ainda mais próxima à dos notebooks. A Type Cover promete ainda aumentar a estabilidade no uso do Surface, deixando-o mais confortável para digitar com o dispositivo sobre as pernas.


Quem também ganhou destaque no evento foi a caneta que acompanha o tablet. Panos Paney demonstrou como o acessório interage com o Surface para anotações e até mesmo jogar palavras cruzadas. O dispositivo, aliás, tem um truque interessante: basta apertar o botão em sua ponta, como uma caneta comum, que o tablet abrirá automaticamente o OneNote, mesmo bloqueado. Ao apertar o botão de novo, tudo será automaticamente salvo na nuvem com o OneDrive.

 Surface Pro 3 estará disponível por a partir de US$ 799 e chegará em três configurações: com processador Core i3, Core i5 ou Core i7. Apesar da expectativa, não foram apresentados uma versão Mini do tablet ou novos Surfaces com Windows RT.