Nextel : lança serviço de postagem de voz de até 1 min no Twitter via rádio


No próximo dia 16 desse mês, a Nextel de olho nas redes sociais,lançam um novo serviço ainda em sua versão beta o Push to Tweet, um serviço que integra a Conexão Direta Nextel (push-to-talk) com o Twitter. O Brasil é o primeiro mercado da NII Holdings a testar o serviço.

"O Push to Tweet  nasceu no Brasil de discussões com parceiros e agências com o objetivo de capitalizar a grande identificação que a Nextel tem com as redes sociais, mas nossa ideia é exportá-la para os outros mercados da NII Holdings quando terminarmos a fase de ajustes", conta o diretor de produtos e serviços da Nextel, Tiago Galli. Segundo ele, a Nextel vem trabalhando no desenvolvimento do serviço desde julho de 2010.

O Push to Tweet permite que os clientes da Nextel postem mensagens de áudio com até um minuto de duração no Twitter via rádio Nextel. O serviço não tem custo adicional para o usuário, mas está restrito a usuários dos smartphones Blackberry Curve 8350i e Motorola i1 e que tenham o plano de dados ativado. O Curve e o I1 são os dois únicos smartphones da Nextel. "Nessa primeira etapa de testes da versão beta, que deve durar entre quatro e seis meses, a integração dos serviços ocorrerá pela Internet; depois desse período esperamos já poder abrir o serviço para toda a nossa base de aparelhos", revela Galli. Ele explica que a expansão para os demais aparelhos requer uma arquitetura diferente e mais complexa para a entrega do serviço, sem usar a Internet, e que demandará mais tempo de desenvolvimento.

Segundo a Nextel,  o Push to Tweet é apenas o começo de tudo e que em breve haverá a integração do rádio com outras redes sociais.

Para usar o serviço, o assinante deve se cadastrar na página www.pushtotweet.com.br. O site verifica a compatibilidade do modelo do aparelho e envia por SMS uma senha para integrar o Twitter ao Push to Tweet.