Breaking News

Projetor transforma qualquer TV em uma super tela touchscreen



O Touchjet Wave é um tipo de projetor que transforma qualquer TV com tela de cristal líquido (LCD, LED ou Plasma) em um grande monitor touchscreen. Acoplado ao televisor via entrada HDMI, o dispositivo projeta imagens na tela e consegue captar o posicionamento do seu dedo ao tocar determinado ponto. Rodando Android, o projetor faz da TV um enorme tablet.

O projetor roda a versão 4.2 do Android, que permite ao usuário acessar uma série de aplicativos relevantes na hora de ver TV. Compatível com monitores de até 60 polegadas, o Touchjet Wave conecta-se ao televisor via entrada HDMI e usa redes WiFi comuns para acessar a Internet, o que permite usar o acessório para baixar aplicativos e acessar conteúdo na rede.

Para usar o projetor, o usuário deve fixá-lo na borda superior da tela. O projetor funciona transmitindo imagens para a TV, como se fosse um smartphone Android conectado via HDMI.

Usando emissão de luz em infravermelho, o Touchjet Wave consegue rastrear o movimento do dedo, ou de uma stylus, sobre a tela. Cada interação do usuário com o monitor é processada pelo Wave, dando a sensação de que a tela é touchscreen.

Outro ponto interessante é que o dispositivo conta com um aplicativo para a celulares, que permite que você controle o Wave à distância. Nesse sentido, o dispositivo se comporta como um Chromecast que faz a sua TV se comportar como uma tela touch.
No vídeo abaixo, você vê o Touchjet Wave em ação:

https://youtu.be/kCmLpB_jn5Q

O hardware utilizado na confecção do Wave é bastante interessante. O processador é um dual-core de 2 GHz, combinado a 1 GB de memória DDR3. Há espaço para até 8 GB de dados no dispositivo, que conta ainda com interface Bluetooth 4.0 e duas portas USB 2.0. Há uma saída micro USB para a fonte de energia. O dispositivo ainda conta com uma caneta stylus exclusiva.

O projeto do Touchjet Wave foi apresentado no Indiegogo e, em menos de um dia, bateu a meta de arrecadação. Isso significa que a proposta deve sair do papel. Quem estiver interessado no produto precisa contribuir com, no mínimo, US$ 99 (R$ 345, em conversão direta). Em caso de sucesso, a entrega dos aparelhos aos consumidores deverá começar em março de 2016. Os fabricantes do Wave enviam o produto para o Brasil.