Breaking News

Google Street View usa tirolesa para fotografar a Amazônia


Pela primeira vez, o Google usou uma tirolesa para fazer fotos para o Google Street View. Captadas no meio da Amazônia, as imagens estão no ar desde ontem.


A iniciativa é fruto de uma parceria do Google com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). As fotos com tirolesa foram feitas nas reservas de desenvolvimento ambiental do Juma e do Madeira, localizadas a 228 quilômetros de Manaus.

Para captar as imagens, foi usado o Trekker. Desenvolvido pelo Google, esse sistema fotográfico conta com 15 lentes e tira fotos a cada 2,5 segundos. Ao todo, o Trekker pesa 18 quilos.

Além de ter sido pendurado em tirolesas para fotografar árvores, o Trekker registrou imagens de 500 quilômetros dos rios Aripuanã, Madeira e Mariepauá e de cerca de 20 comunidades que ficam no meio da selva.

"Com o Amazon Street View o mundo poderá ver essa realidade e saber que pessoas vivem em uma região com tantos desafios e realidades totalmente diferentes", afirmou o superintendente-geral da FAS Virgílio Viana em nota divulgada no site da ONG.

Ao todo, os trabalhos duraram 18 dias. Em 2012, uma parceria entre o Google e a FAS já havia resultado em fotos do Rio Negro que foram incluídas no Street View.

A seguir, veja o vídeo sobre o projeto com tirolesa: