Breaking News

Cursos de graça das 5 melhores universidades do mundo

Excelência a um clique

Harvard, Cambridge, Oxford, MIT e Stanford: nessa ordem, essas são as cinco universidades mais prestigiadas do mundo, segundo o último ranking divulgado pela Times Higher Education.




Não é barato estudar nessas instituições. Para citar apenas um exemplo, o custo anual estimado da graduação no MIT, sem nenhuma ajuda financeira, é de 63.250 dólares.

Apesar disso, você pode ter acesso gratuito, pela internet, a alguns cursos oferecidos por essas universidades. Nesta galeria, selecionamos 15 pacotes de aulas sobre assuntos como direito, engenharia, programação e finanças. Todos são oferecidos em inglês. Clique nas fotos para vê-los.

"Inteligência artificial"

Neste curso introdutório, o aluno passa a ter compreensão intuitiva do funcionamento da inteligência artificial, a partir de demonstrações interativas. Ao final das aulas, o aluno deve ser capaz de desenvolver sistemas inteligentes para responder a problemas computacionais reais.

Universidade: MIT (Massachusetts Institute of Technology)
Professor: Patrick Henry Winston
Link para vídeos no MIT OpenCourseWare
http://ocw.mit.edu/courses/electrical-engineering-and-computer-science/6-034-artificial-intelligence-fall-2010/lecture-videos/


"Justiça"

O professor analisa teorias e discute aplicações da justiça em casos como direitos humanos, papel dos mercados na sociedade e casamento entre pessoas do mesmo sexo. O aluno é convidado a ler textos de Aristóteles, John Locke, Immanuel Kant, entre outros autores, e examinar suas próprias convicções à luz dos textos.

Universidade: Harvard
Professor: Michael J. Sandel
Link para os vídeos no edX
https://www.edx.org/course/justice-harvardx-er22-1x#.VRFsCfzF8ud

"Construindo um negócio"

Esta série de aulas ensina noções básicas para desenvolver um negócio. O professor traz exemplos práticos para facilitar a visualização dos “segredos” das empresas bem-sucedidas.

Universidade: Oxford
Professores: Thomas Hellmann e outros
Link para vídeos e áudios no site da universidade
http://podcasts.ox.ac.uk/series/building-business

"Estatística 110: Probabilidade"

O curso oferece uma introdução à probabilidade e aos métodos estatísticos, com aplicações em economia, finanças e engenharia. A programação cobre assuntos como Teorema de Bayes, cadeias de Markov e variáveis aleatórias.

Universidade: Harvard
Professor: Joe Blitzstein
Link para os vídeos https://www.youtube.com/playlist?list=PL2SOU6wwxB0uwwH80KTQ6ht66KWxbzTIo

"Metodologia da programação"

O professor apresenta o aluno ao mundo da engenharia da computação. As aulas se baseiam na linguagem de programação Java e se concentram em princípios modernos de criação de software, como design orientado para o objeto, decomposição, encapsulamento, abstração e testes.

Universidade: Stanford
Professor: Mehran Sahami
Link para vídeos no YouTube
https://www.youtube.com/playlist?list=PL84A56BC7F4A1F852

"Raciocínio crítico para principiantes"

A professora ensina a raciocinar de forma clara e convencer os outros do seu ponto de vista. As aulas também incluem uma discussão sobre como distinguir bons e maus argumentos numa discussão.

Universidade: Oxford
Professora: Marianne Talbot
Link para vídeos e áudios no site da universidade
http://podcasts.ox.ac.uk/series/critical-reasoning-beginners

"Introdução à ciência da computação"

As aulas trazem o básico sobre programação de forma acessível a alunos leigos. O professor ensina a pensar de forma algorítmica e resolver problemas. Os temas incluem abstração, estrutura de dados, segurança e engenharia de software. No fim de 2014, a versão presencial deste curso foi a mais assistida de Harvard.

Universidade: Harvard
Professor: David J. Malan
Link para os vídeos no edX
https://www.edx.org/course/introduction-computer-science-harvardx-cs50x#.VRFryfzF8uc

"Empreendedorismo pelas lentes do venture capital"

As aulas apresentam as bases fundamentais para criar uma empresa bem-sucedida, com base na experiência dos professores com venture capital. O objetivo não é trazer uma “receita de bolo”, mas revelar os princípios e padrões que aparecem na maior parte dos empreendimentos que dão certo.

Universidade: Stanford
Professores: Greg Ennis e outros
Link para vídeos no YouTube
https://www.youtube.com/course?list=ECD4B36B6CAFD3E907

"Ciências da computação 101"

O objetivo das aulas é ensinar as ideias básicas da ciência da computação para um público completamente leigo no assunto. O aluno é apresentado a pequenos experimentos de código no navegador para entender a natureza e as limitações dos computadores.

Universidade: Stanford
Professor: Nick Parlante
Link para vídeos no Coursera
https://www.coursera.org/course/cs101

"Empreendedorismo tecnológico"

O foco do curso é capacitar o aluno a enxergar oportunidades de negócio em tecnologia. A referência é o Vale do Silício, onde surgiram gigantes como Google e Facebook. O professor mostra como identificar uma solução tecnológica com potencial comercial, reunir recursos para desenvolver o produto e conseguir vender a ideia no mercado.

Universidade: Stanford
Professor: Chuck Eesley
Link para vídeos no YouTube
https://www.youtube.com/playlist?list=PLF6C0319C607DEDC1