Microsoft cresce no mercado de smartphones nos EUA

19 Jul (Exame - SP) - Sistema operacional Windows Phone deverá fechar o ano de 2012 equipando 5 milhões de aparelhos vendidos no mercado norte-americano

Em meio ao domínio do Android e do iOS, o Windows Phone começa a ganhar uma pequena fatia do mercado de vendas de smartphones nos Estados Unidos em 2012, segundo o último levantamento da Strategy Analytics.

A plataforma da Microsoft, presente em dispositivos da Nokia, HTC e Samsung, cresceu pouco mais de 1 ponto percentual, chegando a 4,1% de 123 milhões de aparelhos, o que deverá representar 5 milhões de dispositivos com o sistema operacional comercializados até o final deste ano.

De acordo com os analistas da consultoria, a previsão é de venda de 123 milhões de smartphones nos Estados Unidos neste ano, um crescimento de 21% em relação ao ano passado.

Para a Strategy Analytics, a Microsoft está determinada a investir no mercado norte-americano por ser o "mais valioso e influente do mundo", embora reconheça não ser fácil frente à concorrência da Apple e dos aparelhos com Android.

O lançamento do Windows Phone 8, com suporte a chipsets multicore, melhorias na loja de aplicativos Marketplace e maior disponibilidade de aparelhos com a Nokia e a Samsung, também é visto como um fator para ajudar a Microsoft no mercado.