Breaking News

Copa do Mundo::Centro Internacional de Transmissão será no Rio de Janeiro

A Fifa escolheu na manhã desta sexta-feira (27) o Rio de Janeiro como sede do Centro Internacional de Transmissão, ou International Broadcast Centre (IBC), na sigla em inglês, da Copa do Mundo de 2014. O local escolhido foi o Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, que já havia abrigado o IBC durante os Jogos Pan-Americanos, em 2007. 

Segundo informa a prefeitura do Rio, a decisão do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa - durante o encerramento da segunda reunião do COL/Fifa, em Zurique, na Suíça -, foi tomada devido ao fato da cidade apresentar "qualidade de infraestrutura, diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade, bem como pelo projeto manifestado com ênfase para fornecer todo apoio possível ao IBC e seus usuários", destaca.

Em janeiro deste ano, Rio, São Paulo e Brasília apresentaram propostas para receber o IBC.  Além do Riocentro, o Rio de Janeiro ofereceu o Centro de Convenções Sul-América, no centro. O IBC é o responsável por gerar as imagens do evento para o mundo todo. Na Copa da África do Sul, cerca de 13 mil profissionais trabalharam no local.

O dossiê de candidatura tinha 80 páginas com os detalhes técnicos das instalações da cidade. No site da federação, o Secretário Geral da Fifa, Jérôme Valcke, explica a escolha: "Posso afirmar que foi uma decisão difícil, todos os candidatos apresentaram alta qualidade e demonstraram um enorme compromisso. Mas infelizmente só podemos escolher uma sede e consideramos que, em geral, o melhor para a Fifa foi Rio de Janeiro. O IBC será um dos centros de informações mais avançados do mundo durante os meses de junho e julho de 2014. É um componente vital, que estabelece a ligação entre a Copa do Mundo da Fifa e o resto do mundo e garante que as pessoas ao redor do planeta tenham a melhor e mais atualizada cobertura do nosso belo esporte".

Valcke presidiu a reunião juntamente com o presidente do COL, Ricardo Teixeira.