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SVA: Mobile Entertainment Forum criou um termo de conduta para o setor no Brasil

Vinte e duas  empresas que participaram da elaboração do termos de conduta para a venda de conteúdo móvel no Brasil, que são: Abril, Arvato, Bolicel, Buongiorno, CFLA, Claro, DADA, Flycell, Mobile Intelligence, Movile, Neo Mobile, Oi, PlayPhone, PureBros, Supportcomm, Spring Wireless, TakeNet, TIM, Timwe, Vivo, Zed e Zero 9. O termo estabelece uma série de diretrizes para uma venda mais transparente e ética de serviços de valor adicionado (SVAs) no País, pois o segmento vinha sendo alvo de constantes reclamações dos consumidores, principalmente quanto a pacotes de assinatura semanal. O documento abrange temas como propaganda e promoção de serviços; transparência nos textos das mensagens e tipos de serviços; e clareza nos mecanismos de adesão, renovação e cancelamento dos serviços. Em julho passado a Anatel enviou ofício para as operadoras determinando algumas diretrizes para o segmento de SVAs, como o duplo opt-in na venda de conteúdo móvel via SMS. Na época, o MEF já trabalhava na elaboração do termo de conduta unificado. A iniciativa da entidade procura demonstrar que o mercado de SVA é capaz de se auto-regular. Esse termo deve ter forte presença no mercado pois as 4 grandes operadoras de telecom participaram desse estudo.